HISTÓRIA

MAÇONARIA EM CARMO

         Do que se pode apurar, de arquivos antigos, corroídos pelo tempo, mas ainda legíveis, a Maçonaria na cidade do Carmo teve seu início em 04 de julho de 1900, quando foi fundada a “Loja Íris”, por iniciativa dos Irmãos João José Zanith , José Joaquim Sant’Ana, Victorino Velho da Silva Paschoal, José Joaquim da Silva, José Ferreira Garcia Junior, Bruno José Carrilho, Thomaz de Carvalho Soares Brandão, Alexandre Ludolf e José Pires Domingues. Entre 08 de setembro de 1900 à 16 de fevereiro de 1905 foram realizadas cinqüenta e seis iniciações e sete filiações. Não se pode precisar até quando a Loja funcionou.
        Em 05 de outubro de 1933, em Porto Velho do Cunha, distrito de Carmo, foi fundada a “Loja Madrugada”, pelos Irmãos Aprígio Frederico Barbosa-Presidente, Martinho José da Rocha-1° Vigilante, Frederico Barbosa-2° Vigilante, Álvaro Bocca-Secretário, Amadeu Silva-Orador, Ricardo Vagner Bejarana-Chanceler, Taufick Tebet-Tesoureiro e Nilo Ribeiro da Silva-Cobridor, adotando-se o Rito Moderno.
        Em 16 de outubro de 1941, há uma prancha endereçada a Luiz Fernandes da Silva Porto, do Secretário Geral do Grande Oriente do Brasil – Porphirio Augusto Ferreira Sécca, com orientações para a fundação de uma Loja Maçônica, em que é mencionada a existência de uma adormecida (Loja Íris), cujo prédio teria sido objeto de compra pela prefeitura.
        Um documento atesta a fundação da “Loja Lauro Sodré”, em 24 de junho de 1944, e que adotou o Rito Escocês Antigo e Aceito, sendo seus fundadores os Irmãos Luiz Fernandes da Silva Porto, Ari Martins e José Ribeiro de Moura da Loja Capitular Aspásia Hiram do Paraíba, Além Paraíba-MG, os Irmãos Francisco Lourenço Alves, Joaquim Rodrigues Baranda, José Fernandes Soares, Pedro Paulo Rocha e Esperidião Calil da Loja Capitular Madrugada, Porto Velho do Cunha, Carmo-RJ e o Irmão Alcino Reynaldo da Loja Capitular Industria e Caridade, Nova Friburgo-RJ.
        Em 18 de julho de 1976, foi fundada a Loja Fraternidade do Carmo N° 37, em uma reunião em que estavam presentes os seguintes Irmãos Irineu Dias da Costa (Grão Mestre Adjunto), Basílio Nodar Matalobos (Delegado do Grão Mestre), Alfredo Antônio Carvalho (Venerável Mestre da Loja Teresópolis Primeira), os Mestres Instalados Sócrates Martins de Souza, Afif Geroge Farah, Rubens Tavares, Hélio Vianna da Silveira, Heitor Salgado Felga, Manoel Pereira e Hermínio Gomes de Melo, os Mestres Maçom Waldir Carlos da Fonseca, Antônio Clenio Cavalcante Pinheiro, Wanderley José de Melo Torres Braga e José Assumpção Ribeiro de Souza e os Aprendizes Maçom Carlos Alberto da Silva, Emerson Tavares, Roberto Pinto, Hamid Youssef Lakkis e Nilton Simões de Araújo.
        A Loja reuniu-se durante quatro anos no Templo da “Loja Teresópolis Primeira”, que forneceu os seus quatro primeiros Veneráveis na seguinte ordem: Hermínio Gomes de Melo, Heitor Salgado Felga, Basílio Nodar Matalobos e Rubens Tavares.
        Pelo Decreto-Lei n° 004/74-77, de 16 de agosto de 1976, foi outorgada a sua Carta Constituitiva Provisória. Em 20 de agosto de 1978, foi realizada sessão Magna de Lançamento da Pedra Fundamental, sendo Venerável Mestre o Irmão Basílio Nodar Matalobos e Grão Mestre o Irmão Waldemar Zveiter.

Resumo da pesquisa realizada pelo Irmão Hélio Brandão Senra.


COMO CHEGAR?
https://maps.google.com.br/maps/ms?msid=204498288015635951979.0004e3d71a3f7d9c555ea&msa=0&ll=-21.93074,-42.613446&spn=0.002981,0.004823