PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
01 . O que é Maçonaria?
A Maçonaria é uma Instituição Universal, essencialmente iniciativa, filosófica, filantrópica, educativa, cultural e progressista. Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria. Reconhece a existência de um Princípio Criador, denominado GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO e tem por princípios fundamentais: a tolerância, o respeito e amor ao próximo, à liberdade de pensamento e de crença religiosa. Está ao alcance de todos os homens, independente de suas nacionalidades, desde que sejam homens livres e de bons costumes. Pugna pelo aperfeiçoamento ético, espiritual, cultural, intelectual e moral da humanidade e da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. Seus fins supremos são: LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE
02 . A Maçonaria é uma religião?
Maçonaria não é religião. É uma sociedade com objetivo unir mutuamente os homens. Nessa união é admitido pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção. Portanto, podemos dizer que Maçonaria não é religião, mas é religiosa, pois reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.
03 . Se a Maçonaria não é uma religião, por que usa um ritual?
O termo Ritual é muito usado de forma religiosa, mas seu significado é bem mais amplo. Em exemplo, cito uma reunião empresarial, nela existe uma ritualística a ser seguida, com procedimentos a serem respeitados para que ocorra em harmonia. O Ritual na Maçonaria é usado neste sentido, para organizar com disciplina, aproveitando mais o tempo para melhor entendimento de cada ato ali representado.
04 . Então a Maçonaria é tolerante?
Sim. O Maçom deve respeitar as opiniões políticas e crenças religiosas de todos os homens, reconhecendo que todas as religiões e ideais políticos são igualmente respeitáveis e rechaça toda pretensão de outorgar situações de privilégio a qualquer uma delas em particular.
05 . A Maçonaria é uma sociedade secreta?
Não, pela simples razão de que sua existência é amplamente conhecida. As autoridades de vários países lhe concedem personalidade jurídica. Seus fins são amplamente difundidos em dicionários, enciclopédias, livros de histórias, etc. O único segredo que existe e não se conhece senão por meio de ingresso na instituição são os meios para se reconhecer os Maçons entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.
06 . O que é preciso para se tornar Maçom?
Crer na existência de um princípio Criador; ser homem livre e de bons costumes; ser consciente de seus deveres para com a Pátria, seus semelhantes e consigo mesmo; ter uma profissão ou ofício lícito e honrado que lhe permita prover as suas necessidades pessoais e de sua Família e a sustentação das obras da Instituição. Obedecendo essas normas o candidato será previamente convidado por um Mestre Maçom. Não existe, processos ou iniciações online realizados pela internet na admissão de novos maçons por Lojas regularmente constituídas.
07 . O que se exige dos Maçons?
Em princípio, tudo aquilo que se exige ao ingresso em qualquer outra instituição: respeito aos seus estatutos, regulamentos e acatamento às resoluções da maioria, tomadas de acordo com os princípios que as regem; amor a Pátria; respeito aos governos legalmente constituídos; acatamento às leis do país em que viva, etc. E em particular a guarda do sigilo dos rituais maçônicos; conduta correta e digna dentro e fora da Maçonaria; a dedicação de parte do seu tempo para assistir às reuniões Maçônicas; à pratica da moral, da igualdade e da solidariedade humana e da justiça em toda a sua plenitude. Ademais, se proíbe terminantemente dentro da instituição, as discussões políticas e religiosas, porque prefere uma ampla base de entendimento entre os homens afim de evitar que sejam divididos por pequenas questões da vida civil.
08 . Mulher pode ser Maçom?
Não. A Maçonaria Regular respeita os Landmarks e suas tradições, portanto a mulher não pode ser Maçom. Mas vale lembrar a importância das mulheres na Maçonaria, as quais participam incansavelmente, aqui em particular, do Departamento Feminino em prol a comunidade.
09 . O que é Maçonaria Regular?
É regular toda Potência devidamente constituída e reconhecida pela Grande Loja Unida da Inglaterra ( UGLE ), as quais no Brasil são as Potências: GOB, GLMERJ, GLESP, GLMEMGS e GLMEES. Confederações regulares no Brasil: CMSB e COMAB. O Reconhecimento é o ato pelo qual uma Potência Maçônica declara que uma outra respeita todos os princípios e todas as regras da Maçonaria Regular. As Lojas da Potência reconhecida como regular são também reconhecidas como tal e os obreiros dessas Lojas são admitidos ao franco e total convívio com seus Irmãos maçons regulares.
10 . Mais alguma pergunta?
Caso tenha alguma pergunta, pode fazê-la. È só clicar em “comentários” digita-la e posteriormente clicar e "Postar comentário". Responderei na medida do que me for permitido. Obrigado por participar.